Quando foi apresentado na China, no final de 2023, foi anunciado que o BYD Hybrid T5, um caminhão leve projetado para operações urbanas e interregionais, conseguia entregar uma autonomia de mil quilômetros com apenas um tanque de gasolina.
Um ano depois, no final de 2024, a BYD finalmente fez um teste por estradas chinesas, com o veículo superando as expectativas iniciais. O Hybrid T5 partiu de Lhasa, capital do Tibete, atravessou a rodovia 318 Sichuan-Tibet e chegou ao destino final em Shenzhen, depois de percorrer 5.500 quilômetros.
Ao longo do teste, o caminhão híbrido com peso bruto total de 4.500 quilos cobriu 1.138 quilômetros em dois dias consumindo apenas um tanque de gasolina e sem recarregar as baterias em fontes externas.
Nessa etapa, o modelo registrou consumo médio de 10,2 km/l e percorreu um total de 133 quilômetros no modo elétrico. O caminhão híbrido tem motor a gasolina 1.5 turbo de 130 cavalos de potência e outro elétrico de 200 cavalos. Complementam o sistema os freios regenerativos e a bateria de 18,3 kWh. O modelo é plug-in e pode repor a energia em fontes externas.
Texto: Luiz Humberto Monteiro Pereira
Foto: Divulgação
Agência AutoMotrix
A Revista Autocarro é a fonte para as últimas novidades e lançamentos do mundo automotivo. Com um conteúdo atualizado e relevante, a publicação destaca tendências, inovações tecnológicas e tudo o que movimenta o universo dos automóveis.